Massacre de Sabra e Chatila


“ Escute, eu sei que você está gravando, mas eu pessoalmente gostaria de ver todos eles mortos ... Eu gostaria de ver todos os palestinos mortos porque são uma doença em qualquer lugar que vão.”
Tenente do Exército israelense, Líbano, 16 de junho de 1982.


Vídeos

O Massacre de Sabra e Chatila - 24/9/2018
O massacre nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, situados em Beirute Oeste, foi uma matança de palestinos desencadeada em 16 de setembro de 1982 durante a Guerra do Líbano, pelas mãos da Falange Libanesa, alegadamente em resposta ao Massacre de Damour. Segundo a comissão israelense, Comissão Kahan, o Tsahal - Forças de Defesa de Israel - a postos no território libanês - foi indiretamente responsável por não só evitar como estimular a matança. Este massacre mereceu a qualificação de Ato de Genocídio por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas – resolução 37/123.

Valsa com Bashir - 2/6/2013
O assassinato do presidente cristão Bashir Gemayel colaborou no massacre de dois mil civis nas cidades de Sabra e Chatila, cidades em destaque no filme.

O acusado (legendas em español) - 1/1/2001
Documentário da BBC de 2001 sobre o massacre de Sabra e Chatila.


Artigos

Massacre de Sabra e Chatila: Por que Sharon é um criminoso de guerra
Relato de uma testemunha ocular do massacre de 1982 em Sabra e Shatila

Sabra e Chatila: Memória do massacre - 16/9/2017
O massacre foi há 35 anos. Esta reportagem foi feita em 2002, quando o Líbano ainda curava as feridas de 15 anos de guerra civil e de uma reconstrução inacabada. A memória ainda está viva, como uma chaga. Republicamos aqui o texto de Luís Leiria e fotos de Camilo Azevedo.

Um sobrevivente de Sabra e Chatila: “Deus vai castigar Sharon” - 12/1/2014
Os sobreviventes de Sabra e Chatila lamentam que o general israelense tenha morrido sem ir a julgamento

30 anos de impunidade – Israel e o massacre de Sabra e Chatila - 7/9/2012
Três décadas se passaram do episódio considerado como um dos mais sangrentos nas últimas décadas. Mesmo diante de um crime de enorme proporção, são muito poucos que conhecem de fato a história das guerras do Líbano com todos os detalhes. Talvez esse seja o motivo pelo qual, o cenário do que foram os campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, tenha tido poucas mudanças efetivas.

Sabra e Chatila: Diário de um massacre - 1ª Parte - 19/9/2013
Trinta e um anos atrás, mais de 3 mil palestinos foram mortos nos campos de Sabra e Chatila, em Beirute, onde viviam como refugiados desde a fundação de Israel em terras palestinas, em 1948. Até hoje não houve punição aos responsáveis pela chacina: o Partido Falangista libanês e os sionistas israelenses

Hoje na História: 1982 - Massacre nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila - 16/9/2013
Forças de defesa de Israel foram indiretamente responsáveis por não evitar mas também estimular matança.



página de início

Bookmark and Share