Plutocracia.com


Colapso

Ficha Técnica:
Título Original: Collapse
Director: Chris Smith
Ano de produção: 2009
País: EUA
Produção: Chris Smith, Kate Noble
Com: Michael Ruppert
Duração: 82 min.

http://www.imdb.com/title/tt1503769/

DocsPT - 12 de Janeiro, 2012

http://www.docspt.com/index.php/topic,18345.msg58553.html#msg58553

De uma forma geral os Americanos preferem ouvir boas notícias. Gostam de acreditar que o novo Presidente irá corrigir o que está mal, que energia limpa irá substituir o petróleo e que uma nova linha de pensamento irá tornar honesta a economia. Estudiosos americanos tendem a conter o seu pessimismo e esperar pelo melhor. Mas estará alguém preparado para o pior?

Conheçam Michael Ruppert, um americano diferente. Um ex-Polícia de Los Angeles que virou jornalista independente, ele previu a actual crise económica no seu folheto informativo, From the Wilderness, numa altura em que a maioria dos analistas em Wall Street e em Washington estavam ainda em negação. O realizador Chris Smith já mostrara afinidade para com pessoas contra-corrente em filmes como American Movie e The Yes Men. Em Colapso, ele afasta-se estilisticamente dos seus anteriores trabalhos ao entrevistar Ruppert num formato que nos recorda o trabalho de Errol Morris e de Spalding Gray.

Sentado numa sala que mais parece um bunker, Ruppert relata a sua carreira como pensador radical e fala da crise que vê estar para chegar. Baseia-se nas mesmas notícias e informações disponíveis a qualquer internauta, mas usa uma interpretação muito própria. Ele está especialmente apaixonado sobre o tema do pico do petróleo, a preocupação salientada por cientistas desde a década de 70 de que eventualmente o mundo irá ficar sem combustíveis fósseis. Enquanto outros especialistas debatem este assunto de forma moderada, Ruppert não se detém a soar o alarme, apresentando um futuro apocalíptico. Ouvindo o seu fluir de opiniões, é provável que o espectador questione parte da retórica como paranóia ou ilusão, e que fique a balançar sobre o que pensar sobre tal extremismo. Smith deixa os espectadores formar os seus próprios julgamentos.

Colapso serve também como retrato de um solitário. Com o passar dos anos, Ruppert manteve-se fiel ao que acredita apesar de feroz oposição. Ele candidamente descreve os sacrifícios e motivações da sua vida. Enquanto outros observadores analisam detalhes da crise económica, Ruppert vê-a como um sintoma de nada mais do que o colapso da própria civilização industrializada.

http://www.docspt.com/index.php/topic,18345.msg58553.html#msg58553

Link alternativo
https://www.youtube.com/watch?v=WhZVYzTNb9E


Lista de documentários

Início