Plutocracia.com

Bookmark and Share

A Google e o Facebook espiam mais do que a Agência de Segurança Nacional

Segundo o fundador da Wikileaks, o novo modelo de negócio é o "capitalismo de vigilância" e a Google segue a lógica das empresas militares na procura de informação

Diário de Notícias - 13 DE JULHO DE 2016

http://www.dn.pt/mundo/interior/a-google-e-o-facebook-espiam-mais-do-que-a-agencia-de-seguranca-nacional-5281834.html

O fundador da Wikileaks, Julian Assange, assegurou hoje que o novo modelo de negócio é o "capitalismo da vigilância" e que a Google e o Facebook recebem mais informação do que a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana.

Em videoconferência feita a partir da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado desde 2012, Assange acrescentou que apesar da informação que recebem aquelas empresas, a NSA acaba por vigiá-las e "sabe igualmente de tudo".

O australiano participava num seminário internacional sobre "Liberdade de Expressão, Direito à Comunicação Universal e Meios de Comunicação Plurais para as Democracias do Mundo", que se realizou em Santiago do Chile.

É este o tipo de espionagem que faz a Google ou o Youtube com a informação que obtêm através do Gmail. A Google segue a mesma lógica das empresas militares na procura de informação, segundo Assange.

Assange está refugiado há quatro anos na embaixada do Equador em Londres para escapar a uma extradição para a Suécia, onde está acusado de violação.

O ex-hacker australiano, que nega a violação, recusa render-se àquele país com receio de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá ser acusado pela publicação na WikiLeaks, na Internet, em 2010, de 500 mil documentos classificados como secretos sobre o Iraque e o Afeganistão e 250 mil comunicações diplomáticas.

http://www.dn.pt/mundo/interior/a-google-e-o-facebook-espiam-mais-do-que-a-agencia-de-seguranca-nacional-5281834.html

Plutocracia.com
www.plutocracia.com

e-mail: info@plutocracia.com