Plutocracia.com

Bookmark and Share

NSA: Além da espionagem

O que revela a recente reportagem publicada na revista alemã Der Spiegel, “Escala Controlada”

Causa Operária - 20/1/2015

http://www.pco.org.br/internacional/alm-da-espionagem/abay,o.html

Novas denúncias sobre a espionagem mundial maciça feita pela NSA (Agência Nacional de Segurança) norte-americana vieram a luz recentemente numa ampla reportagem publicada pela revista alemã Der Spiegel, sob o título “Escala Controlada”. A matéria revela o acirramento das contradições do imperialismo norte-americano e alemão, devido às enormes perdas que os alemães estão sofrendo por causa das sanções impostas sobre a Rússia. Ao mesmo tempo, foi anunciado publicamente que a NSA terá um reforço no orçamento, assim como os demais órgãos de defesa.

O imperialismo norte-americano tenta evitar a aproximação entre o imperialismo europeu e as potências regionais, em primeiro lugar, a Rússia. O desenvolvimento deste eixo, seria reforçado pela aproximação com a China, o que aprofundaria a queda da hegemonia do imperialismo norte-americano.

No centro da estratégia da NSA se encontra o objetivo de controlar as redes de informação em escala mundial, incluindo o fornecimento de serviços públicos, como água e energia elétrica, aeroportos, transações financeiras etc. “Os serviços secretos já não se ocupam somente da espionagem. Documentos de Edward Snowden mostram que desejam dominar a Internet e se preparam para uma guerra digital”.

Edward Snowden revelou a brutal ditadura mundial do imperialismo

Edward Snowden tera acedido a cerca de 1,7 milhões de arquivos, entre os quais, incluem-se "wikis", bancos de dados em que analistas, operadores e outros partilhavam informações confidenciais.

O aparato de propaganda do imperialismo norte-americano tenta apresenta a brutal espionagem como algo normal. Durante uma conferência de imprensa, ao término da participação na reunião cume no Grupo dos 20 (G-20), o presidente Barak Obama declarou: “Lhes garanto que irei considerar as acusações seriamente. Entendo as preocupações dos mexicanos e dos brasileiros, e vamos trabalhar com eles para resolver o que é uma fonte de tensões”.

Programas como o Xkeyscore usam técnicas muito sofisticadas de “data mining” (mineração de dados) para espionar e acessar triliões de comunicações privadas. Outros dos programas, o “Shotgiant”, pretendia explorar as ligações da Huawei, que é responsável por um terço das comunicações mundiais, com o exército chinês e também aceder ao equipamento vendido a outros países.

De acordo com uma material publicada recentemente pelo jornal norte-americano The Washington Post, uma tecnologia integrada ao programa “Mystic” permite a NSA gravar todas as chamadas de voz efetuadas num país estrangeiro e guardá-las durante um mês para posterior acesso.

Trata-se de mais uma amostra de que a população mundial se encontra submetida a numa ditadura muito controlada e brutal por parte do imperialismo, e que a propaganda sobre a democracia não passa de mera farofada.

Os vazamentos têm crescido e aumentado de criticidade conforme o imperialismo tem ido se enfraquecendo e a crise capitalista se aprofundando. As revelações de Edward Snowden foram ainda mais escandalosas que as revelações dos documentos do Departamento de Estado feitas pelo ex agente da CIA Bradley Manning, expondo em cheio o caráter fascista do estado norte-americano. Ao mesmo tempo que tem aumentado as barbaridades cometidas pelos imperialistas com o objetivo de conter a revolução a qualquer custo, ao mesmo tempo, crescem os desafetos, mesmo apesar dos relativamente altos salários pagos pelo governo e as várias agências de inteligência.

A tentativa de aplicar a pena perpétua sobre Manning, Snowden e Assange, sob a acusação de “terem ajudado o inimigo”, apesar de não terem sido revelados as informações sensíveis sobre o espionagem norte-americano, apesar de todos os abusos e inconstitucionalidade promovidos pelo governo, longe de calar as pessoas deverá aumentar o repúdio. Esses exemplos, impulsionados pelo enfraquecimento e a crise do imperialismo, serão cada vez mais comuns no próximo período.

Declarações de Edward Snowden em entrevista ao jornal britânico The Guardian: “A NSA construiu uma infraestrutura que lhe permite interceptar praticamente tudo. Com esta capacidade, a imensa maioria das comunicações humanas é gravada de maneira automática e sem selecionar alvos específicos. Se, por exemplo, eu quero ver os seus correios eletrônicos ou saber qual o é o telefone da sua esposa, simplesmente posso usar os métodos de interceptação. Desta forma, posso apossar-me dos seus e-mails, das senhas, dos registros de telefone, dos números de cartões de crédito. Eu não quero viver numa sociedade que faz este tipo de coisas... Não quero viver num mundo em que é gravado tudo o que digo ou faço. Não se trata de que eu esteja disposto a apoiar ou viver sob este regime.”

http://www.pco.org.br/internacional/alm-da-espionagem/abay,o.html

Plutocracia.com
www.plutocracia.com

e-mail: info@plutocracia.com