Plutocracia.com

Bookmark and Share

NSA entrega indiscriminadamente 'segredos' a Israel

por Alexandre Costa

Expresso - 11 de setembro de 2013

A secreta norte-americana partilha com Israel, habitualmente e de forma indiscriminada, dados que recolhe na Internet e nas comunicações telefónicas, segundo documentos revelados por Edward Snowden.

http://expresso.sapo.pt/nsa-entrega-indiscriminadamente-segredos-a-israel=f830008

A Agência de Segurança Nacional (National Security Agency - NSA) partilha habitualmente com Israel dados recolhidos na Internet e nas comunicações telefónicas, sem ter analisado primeiro o seu conteúdo, segundo documentos entregues por Edward Snowden ao "The Guardian".

O caso é destacado pelo jornal britânico por contradizer as garantias do Presidente Barack Obama de que informações sobre cidadãos norte-americanos estariam protegidas no enorme manancial de dados recolhidos pela NSA.

Um memorando de cinco páginas, que deverá ter sido estabelecido em março de 2009, estabelece as condições do acordo para a partilha de dados com Israel.

O texto prevê a protecção dos dados de norte-americanos, referindo por diversas vezes a necessidade de Israel respeitar o seu direito à privacidade consagrado na constituição americana.

Mas ao mesmo tempo, a agência acorda fornecer dados "em bruto", não previamente analisados, dos quais não poderão ter sido extraídas eventuais informações de cidadãos norte-americanos.

http://expresso.sapo.pt/nsa-entrega-indiscriminadamente-segredos-a-israel=f830008

Plutocracia.com
www.plutocracia.com

e-mail: info@plutocracia.com