Plutocracia.com

Bookmark and Share

WikiLeaks revela espionagem dos EUA a Netanyahu, Berlusconi e Ban Ki-moon

"Se o secretário-geral da ONU pode ser espiado sem qualquer consequência, então qualquer pessoa está em risco"

Diário de Notícias - 23 de Fevereiro, 2016

http://www.dn.pt/mundo/interior/wikileaks-revela-espionagem-dos-eua-a-netanyahu-berlusconi-e-ban-ki-moon-5043163.html

O portal WikiLeaks publicou novos documentos, na segunda-feira, que revelam espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) a líderes mundiais, incluindo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

No seu portal na Internet, a organização fundada por Julian Assange revelou que a NSA realizou escutas secretas num encontro entre Ban Ki-moon e a chanceler alemã, Angela Merkel, que já se sabia que tinha sido seguida pelos serviços de inteligência dos EUA noutras ocasiões.

A WikiLeaks também informou que uma conversa entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi alvo de espionagem norte-americana, tal como sucedeu com um encontro entre altos responsáveis de comércio da União Europeia e do Japão, e uma reunião privada entre Berlusconi, Merkel e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.

Segundo os documentos obtidos pela WikiLeaks, Merkel e Ban conversam sobre como lutar contra as alterações climáticas, Netanyahu pede a Berlusconi ajuda para lidar com a Administração dos EUA, encabeçada pelo Presidente Barack Obama, e Sarkozy alerta o ex-primeiro-ministro italiano sobre os perigos do sistema bancário do seu país.

"Será interessante ver a reação da ONU porque se o secretário-geral pode ser alvo [de espionagem dos Estados Unidos] sem qualquer consequência, então qualquer um, desde um líder mundial a um varredor, está em risco", disse Julian Assange.

http://www.dn.pt/mundo/interior/wikileaks-revela-espionagem-dos-eua-a-netanyahu-berlusconi-e-ban-ki-moon-5043163.html

Plutocracia.com
www.plutocracia.com

e-mail: info@plutocracia.com