Operação Gladio



Vídeos

Nós Fomos a Gládio
No final da Segunda Guerra Mundial, a Nato criou uma organização secreta para a qual recrutou e treinou civis em toda a Europa. Sua missão: interromper uma eventual invasão comunista da Europa Ocidental. A operação era conhecida como Gládio ou Stay Behind. Conduzidos por um juramento de silêncio, eles operavam nas sombras.

O Exército Secreto da Nato
Daniele Ganser, professor de história contemporânea na universidade de Basileia e presidente da ASPO-Suíça, publicou um livro de referência sobre os "Exércitos secretos da NATO" . Segundo ele os Estados Unidos organizaram na Europa Ocidental durante 50 anos atentados que atribuíram mentirosamente à esquerda e à extrema esquerda para as desacreditar aos olhos dos eleitores.


Jihadistas na Europa, estaremos perante uma nova Operação Gládio? - 10/12/2016
Em entrevista então (2014) ao "Washington's Blog", Sibel Edmonds denunciava que a Gládio continuava a existir e que "o título Gládio B foi da autoria do FBI, uma vez que não fazíamos ideia do seu nome real", acrescentava que além de vários elementos da Gládio original - que nunca cessara, apenas atenuara a sua acção - na nova encarnação participavam activamente agentes "da NATO, MI6 e MIT (serviços secretos militares da Turquia".

Otan e a Operação Condor - 1/11/2014
Integrantes dos exércitos secretos da Organização do Atlântico Norte (Otan) na Europa que cometeram milhares de atentados e crimes em vários países nessa região após a Segunda Guerra Mundial, foram participantes chaves na Operação Condor, coordenadora criminosa das ditaduras do Cone Sul.

Terrorismo: o juiz italiano Imposimato acusa o Grupo de Bilderberg - 30/1/2013
Num livro publicado o juiz Imposimato acusa a OTAN de ter organizado os numerosos atentados que ensanguentaram a Itália durante os anos 1980.

Nato: A outra face da NATO - 16/6/2011
Na análise de Daniele Ganser, a bivalência dos exércitos secretos manifestou-se diferentemente nos diferentes países, de acordo com a situação política interna de cada um. Em Itália, onde o partido comunista emergiu da guerra com prestígio pelo seu papel na resistência ao nazi-fascismo, forte intervenção na vida política do país e implantação eleitoral, o Gladio teve um forte envolvimento na manipulação e desestabilização da vida política do país, que contribuíram para o enfraquecimento do sistema democrático.

A guerra secreta em Portugal - 4/6/2011
O Gladio dispunha de uma base eficaz em Portugal, no tempo do Salazar. Embora só conheçamos indirectamente o seu funcionamento, através de estudos italianos, o historiador Daniele Ganser conseguiu identificar o seu papel em Portugal e nas suas colónias africanas.

Operação Gládio: Rede da CIA dos “deixados-atrás” do exército e serviços de informação secretos - 5/1/2011
Pela OTAN, trabalhando com várias agências de inteligência européias, a CIA construiu uma rede dos que foram deixados atrás “dos serviços secretos” responsáveis por dúzias de atrocidades terroristas através de Europa ocidental por décadas. Este relatório estará focado no exército deixado atrás na Italia, porque é o mais documentado. O nome de código era Operação Gladio, a “espada”.

Quando o Parlamento Europeu condenou a NATO por terrorismo - 26/10/2010
Em 22 de Novembro de 1990, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução “protestando vigorosamente contra o facto de certos meios militares da NATO se terem arrogado o direito de levar à instalação de uma infra-estrutura clandestina de informação e de acção na Europa (…)


página de início

Bookmark and Share