Plutocracia.com

Bookmark and Share

Ouro Azul: Guerras pela água do mundo

Ficha Técnica:
Título Original: Blue Gold: World Water Wars
Diretor: Samuel Vartek
Ano de produção: 2008
Duração: 1h 30min
País: EUA

https://www.imdb.com/title/tt1137439/

Em todos os recantos do mundo, poluímos, desviamos, extraímos e esgotamos exponencialmente, com o crescimento populacional e tecnológico, as nossas limitadas reservas de água potável.

O desenvolvimento excessivo e desenfreado da agricultura, construção e indústria, aumenta a procura por água potável para além do fornecimento finito, resultando na desertificação da Terra. Gigantes empresariais obrigam os países em desenvolvimento a privatizarem o seu fornecimento de água potável em troca de lucro.

Investidores de Wall Street apostam em esquemas de dessalinização e exportação de grandes quantidades de água. Governos corruptos utilizam a água para proveitos políticos e económicos. Emerge um controlo militar da água, novos mapas geopolíticos e formas estruturais de poder, montando o palco para a guerra pela água no mundo.

Seguimos inúmeros exemplos no mundo de pessoas que lutam pelo direito básico à água, desde casos em tribunal, revoluções violentas, convenções da ONU para rever constituições e até protestos nas escolas. Cruzou-se uma linha no momento em que a água se tornou numa mercadoria. Iremos sobreviver?"


Concorda? Discorda? Comente e partilhe as suas ideias
Regras da Comunidade

Lista de documentários