Golpe de Estado na Guatemala em 1954 (Operação PBSUCCESS)



Jacobo Arbenz Guzman


10 intervenções da CIA na América Latina - 8/6/2016
A CIA (Central de Inteligência Americana) tem uma longa história de intervenções violentas em muitos países ao redor do mundo. Para conquistar seus objetivos recorrem a sequestros de líderes sociais ou políticos, econômicas ou militares. Se necessário, há golpes, intervenções militares e assassinatos.

60 anos do golpe da CIA na Guatemala - 3/7/2014
O livro “Guatemala: História de uma década”, de Gustavo Lapola, analisa a revolução de 1944-1954 no país centro-americano como um valioso processo que, por meio da reforma agrária e de incentivos à industrialização, enfrentou as “oligarquias tradicionais, parasitárias e racistas” a serviço do imperialismo estadunidense

Guatemala: um campo de extermínio da Guerra Fria - 23/9/2013
“Na Guatemala, o terror se transformou num espetáculo: soldados, comissionados e patrulheiros civis estupravam as mulheres diante dos maridos e dos filhos. O zelo anticomunista e o ódio racista se disseminaram no desempenho da contrainsurgência. As matanças eram inconcebivelmente brutais. Os soldados matavam crianças, lançando-as contra rochas na presença dos pais. Extraíam órgãos e fetos, amputavam a genitália e os membros perpetravam estupros múltiplos e em massa e queimavam vivas algumas vítimas”.

O papel dos EUA no Golpe de Estado na Guatemala - 17/2/2013
A campanha criminosa do general Ríos Montt

Hoje na História: Golpe derruba governo legítimo de Arbenz na Guatemala - 27/6/2010
Em 27 de junho de 1954, um golpe de Estado fomentado pelos serviços secretos norte-americanos derruba o governo de Jacobo Arbenz Guzmán, eleito democraticamente na Guatemala. O objetivo era de impedir a expropriação de vastas terras não exploradas de propriedade da United Fruit Company, empresa que desejava desenvolver a monocultura da banana. Uma junta militar, imediatamente reconhecida pelos Estados Unidos, toma o poder, dando surgimento aos movimentos de guerrilha. O poeta Pablo Neruda ao denunciar o golpe cunhou a expressão “repúblicas bananeiras”, as repúblicas da América Central submetidas às companhias norte-americanas.


página de início