Guerra no Iémen



Guerra no Iémen / Foto: Felton Davis

Links: Yemen Rising, Voices of Yemen


«Nenhum lugar é seguro para as crianças no Iémen» - 28/5/2019
A directora executiva da UNICEF, Henrietta Fore, alertou para o risco que correm as vidas das crianças iemenitas, na sequência do ataque da aviação saudita em Ta'izz, que tirou a vida a 7 menores.

Iémen: apelo à comunidade internacional feito por activista dos direitos humanos - 22/5/2019
Até o momento, a guerra no Iémen já matou centenas de milhares de civis, com outros milhões à beira da fome. Todos os lados levaram a cabo violações dos direitos humanos terríveis e assumem a responsabilidade pelo que a ONU considerou como o pior desastre humanitário do mundo.

Pelo menos seis mortos no Iémen em ataques da coligação liderada pelos sauditas - 16/5/2019
Sana, 16 maio 2019 (Lusa) -- Pelo menos seis pessoas morreram hoje e outras 32 ficaram feridas após bombardeamentos realizados pela coligação liderada pela Arábia Saudita em várias zonas da capital do Iémen, segundo o Ministério da Saúde dos rebeldes Huthis."

Iémen: o triunfo da barbárie - 6/5/2019
"…16 milhões não têm acesso a comida e água potável, e mais de um milhão de iemenitas – principalmente crianças – sofrem de cólera. Além disso, 5 milhões de pessoas estão no nível de “emergência” alimentar, pouco antes da fome, e há 2,8 milhões de pessoas deslocadas internamente."

Site de investigação revela uso de armas francesas na guerra do Iêmen - 15/4/2019
O site de investigação Disclose revelou documentos confidenciais que confirmam o uso de armas francesas no conflito do Iêmen. Paris sempre negou a utilização de seu material militar contra civis no país árabe.

Iêmen: multidão se despede de crianças mortas em ataque saudita a escola - 13/4/2019
Uma multidão de moradores da capital iemenita, Sana’a, acompanhou os amigos e parentes dos 14 iemenitas assassinados, a maioria alunas de uma escola situada na cidade, em mais um ataque a estudantes perpetrado pela aviação saudita que agride o país com caças e armas fabricadas e fornecidas pelos Estados Unidos.

Unicef condena morte de crianças iemenitas em Sa'wan - 10/4/2019
A agência da ONU sublinhou, esta terça-feira, que «nem as escolas são seguras no Iémen». Pelo menos 14 pessoas morreram na sequência do bombardeamento saudita, revelaram autoridades iemenitas.

Explosão perto de escolas no Iêmen mata 14 crianças - 9/4/2019
Uma explosão na cidade de Sanaa, no Iêmen, matou 14 crianças em uma escola e feriu outras 16 no domingo, 7 de abril. A maioria das vítimas tinha menos de nove anos.

Crianças entre vítimas mortais de ataque aéreo perto de um hospital no Iémen - 26/3/2019
Dubai, 26 mar (Lusa) – Pelo menos sete pessoas, incluindo quatro crianças, morreram num ataque aéreo ocorrido perto de um hospital no noroeste do Iémen, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG) Save the Children.

O horror cresce no Iêmen - 6/2/2019
No Iêmen, o país sobre o qual desabou uma guerra devastadora liderada pela Arábia Saudita com o apoio dos EUA e outras potências ocidentais, as coisas vão de mal a pior de acordo com recentes denúncias de atrocidades cometidas contra a martirizada população.

Vítimas civis no Iémen foram 123 em média por semana de agosto a outubro - ONU - 7/12/2018
A guerra no Iémen causou perto de 1.500 vítimas civis de agosto a outubro, segundo o último balanço do conflito, anunciou hoje a agência da ONU para os refugiados, quando os beligerantes realizam conversações na Suécia.

Iémen. 85 mil crianças já morreram de fome, diz Save the Children - 22/11/2018
Pelo menos 85 mil crianças morreram vítimas de fome em três anos de guerra civil no Iémen, revelou ontem a ONG britânica Save the Children - dados que corroboram os últimos avisos das Nações Unidas: 14 milhões de iemenitas, metade da população do país, estão em “pré-condições de fome” e mais de metade, 22 milhões, precisam urgentemente de apoio humanitário. É a maior crise alimentar no mundo nas últimas décadas. A situação torna-se ainda pior se se tiver em conta as vítimas do surto de cólera: 1,1 milhões de pessoas.

Khashoggi vs. 50.000 crianças iemenitas massacradas - 29/10/2018
Este texto é escrito com justificada indignação. Indignação perante a hipocrisia com que os media, governos e instituições ocidentais reagiram ao assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Trata-se de um assassínio repugnante. Mas que Parlamento Europeu o condene, e nunca tenha encontrado razões para condenar os massacres que a Arábia Saudita leva a cabo no Iémen, é igualmente repugnante.

No Iémen decorre uma chacina que gera lucros de milhões - 4/10/2018
A guerra esconde uma combinação mortífera de interesses: ambições geoestratégicas, domínio de recursos naturais, negócios de armas, desenvolvimento de rotas comerciais e até projectos de engenharia.

Destruindo o Iêmen tão humanamente quanto possível - 25/9/2018
Que alívio saber que, apesar de a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos estarem bombardeando o Iêmen, eles estão fazendo isso com humanidade.

Com a guerra do Iémen, Espanha quase duplicou venda de armas à Arábia Saudita - 16/9/2018
Apesar de a produção das empresas espanholas se destinar maioritariamente aos Estados Unidos e à União Europeia, as vendas à Arábia Saudita e a outros locais com reputação de violar os direitos humanos dispararam nos últimos anos.

Cruz Vermelha confirma 50 mortes em bombardeio no Iêmen - 9/8/2018
Sana, 9 ago (EFE).- O chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Iêmen, Johannes Bruwer, confirmou nesta quinta-feira a morte de 50 pessoas em um ataque contra um ônibus que transportava crianças na cidade de Dahian, na província de Saada.

"O Iémen não está em guerra civil. É uma agressão da Arábia Saudita" - 22/11/2017
Entrevista ao General Yahya Saleh, que foi comandante das forças de operações especiais no Iémen durante mais de uma dezena de anos, e é sobrinho do antigo Presidente Ali Abdullah Saleh.

Venda de bombas britânicas aos sauditas aumentou 500% com a guerra no Iémen - 8/11/2017
O número de bombas e mísseis de fabrico britânico vendidos à Arábia Saudita aumentou quase 500% desde o início da guerra de agressão ao Iémen, revelou esta terça-feira o The Independent, referindo-se a dados de uma organização que luta contra o comércio de armas.

O martírio do Iémen - 20/3/2017
O Iémen continua a recusar-se a ficar sob a pata da ditadura saudita. Por isso, o martírio iemenita prossegue, protegido pelo falso pudor das Nações Unidas, da União Europeia, da Casa Branca e respectivos acessórios.

Bombas de fragmentação britânicas usadas na campanha saudita contra o Iémen - 20/12/2016
O Governo do Reino Unido reconheceu, esta segunda-feira, que bombas de fragmentação de fabrico britânico eram usadas na guerra de agressão contra o Iémen pelos sauditas, um aliado a quem os britânicos vendem armas no valor de milhares de milhões de libras.

Aumenta para 52 número de vítimas de atentado no Iémen - 18/12/2016
O número de soldados mortos no atentado à bomba de hoje contra recrutas em Aden, segunda cidade do Iémen, subiu para 52, avançou o chefe do departamento local da Saúde à Associated Press (AP).

Geopolítica da guerra dos EUA no Iêmen (I) - 30/3/2015
O presidente do Iêmen Abdrabbuh Mansour Al-Hadi, apoiado pelos EUA, foi humilhantemente forçado a dividir o poder com os houthis e a coalizão de tribos do norte do Iêmen que haviam ajudado os houthis a tomar Sana.

Mão conhecida opera na sangrenta guerra civil do Iêmen - 23/1/2015
A questão é os sauditas. Não importa o quanto a nova guerra civil no Iêmen pareça complexa – nem o quanto os rebeldes houthis sejam hoje poderosos na capital Sanaa – quem apavora a monarquia sunita wahhabista da Arábia Saudita é a seita zaidi, xiita, representada pelos houthis, e não sem razão.

Carro-bomba deixa dezenas de vítimas no Iêmen - 7/1/2015
Autoria do ataque ainda não foi reivindicada, mas braço da Al Qaeda no país já realizou ofensivas semelhantes. Ocidente e Golfo Pérsico temem que instabilidade dê mais espaço à organização terrorista.



Ahmed Ibrahim al-Junid, 5 meses de idade, sofre de malnutrição e desidratação, Aslam, no Iémen, 18 de Outubro de 2018. (Foto: Tyler Hicks/The New York Times) - fonte


Corpos de vítimas civis na cidade de Hodeida após um ataque aéreo das forças sauditas. 20 mortos. 21/9/2016 - fonte


Vítimas da guerra, 1,5 milhão de crianças passam fome no Iêmen - fonte


página de início

Bookmark and Share