Plutocracia.com

Bookmark and Share

A Armadilha: O Que Aconteceu ao Nosso Sonho de Liberdade

Ficha Técnica:
Título Original: The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom
Diretor: Adam Curtis
Ano de produção: 2007
3 episódios
Duração: 3h
País: Reino Unido

https://www.imdb.com/title/tt0979263/

The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom (A Armadilha – O Que Aconteceu ao Nosso Sonho de Liberdade) é uma série de documentários produzidos pela BBC inglesa, dirigido e escrito por Adam Curtis, bem conhecido por outros documentários incluindo O Século do Eu, O Poder dos Pesadelos e “HyperNormalização”. O primeiro episódio foi para o ar no dia 11 de março de 2007. A Série consiste em três programas de 1 hora cada que exploram o conceito e definição de liberdade.

Episódio 1/3 - 'Vai-te foder amigo' ('F**k You Buddy')

Neste 1º episódio é analisado o aparecimento da Teoria dos Jogos durante a Guerra Fria e a maneira como os seus modelos matemáticos do comportamento humano se infiltraram no pensamento econômico. O programa traça a evolução da Teoria dos Jogos, com especial referência para o trabalho de John Nash, que acreditava que todos os seres humanos são criaturas egoístas e desconfiadas que se comportam constantemente de forma estratégica em relação aos outros. Nash, Nobel da Economia, inventou “jogos” baseados nas suas crenças sobre o comportamento humano, incluindo um chamado "So Long Sucker – Fuck You Buddy”, em que a única maneira de ganhar era traindo o seu parceiro de jogo. O que não era conhecida à época era que Nash sofria de esquizofrenia paranóide, sendo profundamente desconfiado de todos os que o rodeavam e estando convencido de que muitos estavam envolvidos em conspirações contra ele. Foi essa crença errada acerca das pessoas em geral que forneceu a base para as suas teorias.

Episódio 2/3 - 'O Robot Solitário' ('The Lonely Robot')

O segundo episódio defende a teoria de que uma combinação de drogas como Prozac e de listas de sintomas psicológicos de depressão ou ansiedade são instrumentos para "normalizar" comportamentos e tornar os seres humanos mais previsíveis, como máquinas. Isso seria consequência do “mercado do auto-diagnóstico”, baseado em sintomas e não em causas reais. O que se passa é que pessoas com flutuações humorais perfeitamente normais se diagnosticam a si próprias como anormais, apresentando-se depois em consultórios psiquiátricos com esses diagnósticos onde, sem serem estudadas as suas histórias pessoais, são medicadas. O resultado é que muitas pessoas foram objeto de modificação comportamental e mental, por meio de drogas, sem qualquer necessidade médica rigorosa.

Episódio 3/3 - 'Iremos Forçar-vos a Serem "Livres"' ('We Will Force You To Be Free')

O episódio final centra-se nos conceitos de liberdade positiva e de liberdade negativa introduzidos na década de 1950 por Isaiah Berlin. Curtis explica como a liberdade negativa poderia ser definida como “estar livre de coação” e a liberdade positiva ser definida como “a possibilidade de prosseguir um potencial”. O programa gira à volta deste tema, revisitando a opinião de Berlin segundo a qual a liberdade negativa era a mais segura das duas e mostrando como muitos grupos políticos recorreram à violência em nome da conquista da liberdade.

Legendas (PT) ao clicar no ícone do youtube


Concorda? Discorda? Comente e partilhe as suas ideias
Regras da Comunidade

Lista de documentários