Golpe de Estado no Irão em 1953 (Operação AJAX)



Mohammed Mossadegh


Do derrubamento de Mossadegh à ofensiva contra a Síria - 26/9/2013
Recordar os acontecimentos do Irão há 60 anos ajuda a compreender a atual estratégia dos EUA para o Médio Oriente. O discurso em que Obama anunciou que decidira bombardear a Síria inseriu-se numa política de dominação universal concebida no final da II Guerra Mundial.

CIA assume envolvimento no golpe de Estado no Irão em 1953 - 21/8/2013
Os serviços secretos americanos reconheceram publicamente que estiveram diretamente envolvidos no golpe de Estado que derrubou o primeiro-ministro Mohamed Mossadeq, democraticamente eleito em 1951. O ex-primeiro-ministro bateu-se pelo controlo público dos recursos naturais do país, como o petróleo, o que lhe valeu muitas inimizades no Ocidente.

Irão: Primeira vítima da BP - 13/6/2010
Foi em nome da estabilidade política do Irão no início dos anos 1950, face à nacionalização dos activos da AIOC, que os britânicos incitaram os EUA a montar a Operação Ajax - a primeira vez que a CIA derrubou um governo legítimo estrangeiro.

O golpe da CIA contra o Irã - 11/9/2007
Não se pode compreender o Irã atual sem recuar até o golpe de Estado de 1953. Fomentado pelas multinacionais do petróleo, ele abortou as reformas em curso, fortaleceu a ditadura do xá e abriu caminho para a revolução islâmica de 1978-1979.

"Operação Ajax" : como a América mudou o mapa do Médio Oriente em 1953 - 6/2/2003
Para entender a "Operação Ajax", a mais bem sucedida tentativa da CIA para derrubar um governo estrangeiro, é preciso remontar a 1941. Mais precisamente a 16 de Setembro, quando Reza Xá, fundador da dinastia Pahlavi no Irão e simpatizante de Hitler, foi forçado pelas potências que combatiam a Alemanha nazi a entregar o Trono do Pavão ao seu filho, Mohammed Reza.


página de início