Guerra na Síria



"Rebelde" lança granada (RPG) contra o Exército sírio em Aleppo (9/10/2013)


Novas denúncias sobre uso de fósforo branco pelos EUA no Leste da Síria - 14/10/2018
A agência SANA afirma que a aviação da chamada «coligação internacional» usou bombas de fósforo branco, proibidas internacionalmente, num ataque à localidade de Hajin, na província de Deir ez-Zor.

Rastreei os vendedores originais de mísseis a partir de carcaças de mísseis na Síria, e é hora do Ocidente revelar para quem eles vendem armas - 26/8/2018
Penso que nem a OTAN nem a UE têm o mínimo interesse em saber de onde vêm as armas nas mãos dos combatentes islamistas na Síria ou em qualquer outro lugar do Oriente Médio.

Até os Capacetes Brancos foram resgatados da Síria - então estamos prestes a ver a batalha final da guerra? - 27/7/2018
Será ela a última batalha? Por três anos, Idlib tem sido o destino de todas as milícias islâmicas em retirada da Síria, o reduto final de todos os combatentes que escolheram continuar a lutar, em vez de render-se ao exército sírio e à força aérea russa — e ao Hezbollah e, em um grau bem menor, aos iranianos.

A busca da verdade nos escombros de Douma - e as dúvidas de um médico sobre o ataque químico - 25/4/2018
Esta é a história de uma cidade chamada Douma, um lugar pútrido, devastado, cheio de edifícios de habitação derrubados, e onde se encontra uma clínica subterrânea cujas imagens de sofrimento permitiram às 3 maiores potências do mundo ocidental bombardear a Síria na semana passada. Há mesmo um simpático médico que, quando o localizo precisamente nessa mesma clínica, me diz com vivacidade que o vídeo do "gás" que horrorizou o planeta – apesar de todos os céticos – é absolutamente autêntico.

Psyop: Operação Síria - 28/9/2016
É exatamente esse o escopo da colossal psyop político-midiática lançada sobre a Síria. Depois de cinco anos tentando demolir o Estado sírio, desmantelando-o por dentro com grupos terroristas armados e infiltrados do exterior e provocando mais de 250 mil mortes, agora que a operação militar está falindo, lança-se a operação psicológica para fazer com que apareçam como agressores o governo e todos os sírios que resistem à agressão.

Os Estados Unidos e a União Europeia armaram os terroristas no Iraque e na Síria e criaram o Estado Islâmico - 1/1/2015
Perante o avanço do exército do Estado Islâmico, os EUA e os seus aliados da UE tentam destruir com bombardeamentos indiscriminados a sua própria criação, pois perceberam demasiado tarde ter originado um monstro difícil de matar. Nenhuma guerra pode ser ganha apenas com bombardeamentos. E quem paga o preço são, mais uma vez, os martirizados povos do Médio-Oriente, de novo e sempre vítimas da criminosa acção do imperialismo.

Como os islamistas do ISIS/ISIL recebem essas armas norte-americanas? - 5/11/2014
Os sírios não sabem como essa arma – que parece ter sido fabricada em 1989 – viajou, a partir dos EUA, até as mãos de islamistas rebeldes ali, na Síria. Mas os norte-americanos com certeza têm como descobrir.

Bancarrota em casa e pelo mundo: A Síria mostra que Washington é ator geopolítico exaurido - 19/10/2013
A política dos EUA para a Síria poderia ser descrita como “uma comédia de erros”, se o custo, em sofrimento humano, não fosse tão brutal. Depois de criar um pandemônio de terrorismo e desrespeito à lei na Síria, com operações clandestinas de insurgência ao longo dos últimos dois anos e meio, o governo dos EUA parece agora um Dr. Frankenstein que perdeu o controle sobre a besta, ou, melhor dizendo, as bestas...

As mentiras tóxicas do ocidente sobre a Síria - 18/10/2013
Dizem que bom mentiroso tem de ter memória infalível, para conseguir manter as próprias mentiras. Ou, mais dia menos dia, o mentiroso acaba por cair na armadilha das próprias lorotas que contou antes.

“Obama sabe que se aliou à al-Qaeda?” - 28/8/2013
Se Barack Obama decidir atacar o regime sírio, terá conseguido – pela primeira vez na história – pôr os EUA como aliados da al-Qaeda.

Síria e a história dos esquadrões da morte dos EUA - 10/2/2013
As forças governamentais sírias estão hoje a confrontar-se com o autoproclamado “Exército Livre da Síria” (FSA). É uma nova etapa da longa história da criação de grupos de ação destinados ao desempenho das tarefas mais sanguinárias e criminosas, nas quais o imperialismo aparentemente não suja as mãos e por cujos crimes julga que não prestará contas.

Síria: a loucura tem método - 31/8/2012
Parece loucura que a oposição, levantada na Síria, desde 26 de janeiro de 2011, ainda continue e se desdobre, mais de um ano, sob a forma de luta armada, apesar da dura e sangrenta repressão do governo de Bashar al-Assad. Porém, conforme comentou Polônio a respeito do comportamento de Hamlet, “embora seja loucura, há um método nela” (Shakespeare, Hamlet, Act II, Scene I).


página de início

Bookmark and Share