Plutocracia.com

Bookmark and Share

O Assassinato de Patrice Lumumba

Ficha Técnica:
Título Original: Death colonial style : the execution of Patrice Lumumba
Director: Thomas Giefer
Ano de produção: 2000
Produção: Michel Noll
Duração: 45 min.
Tradução e legendagem: Malandro (Plutocracia.com)

https://search.library.wisc.edu/catalog/9910127609702121

Documentário sobre a ascensão meteórica de Patrice Lumumba ao poder do Congo e como as potências ocidentais orquestraram o seu assassinato para protegerem os seus interesses económicos.

Patrice Eméry Lumumba nasceu a 2 de Julho de 1925 em Onalua, província de Kasai (no centro da RD Congo). Filho agricultores, a partir dos 1940 tornou-se funcionário dos correios e posteriormente, em 1958, foi um dos fundadores do Movimento Nacional Congolês, onde centrou a sua política na unidade nacional e luta contra o poder colonial belga, que entre 1908 e 1960, governou o Congo com mão de ferro.

Após um discurso polémico no parlamento congolês, onde estavam presentes representantes do regime colonial belga, incluindo o rei Balduíno, Bruxelas passou a considerar Lumumba um homem a abater: “Ele era perigoso para nós no sentido em que não estava aberto ao tipo de soluções políticas que nós queríamos por vezes aplicar” são palavras do antigo coronel dos serviços secretos belga Louis Marliére. O mau estar causado pelas palavras de Lumumba, onde mencionou todos os abusos coloniais sofridos pelo povo congolês durante o dominio belga, aliado à ameaça imposta aos interesses económicos ocidentais, devido às sua políticas nacionalistas, levaram os serviços secretos belgas em conjunto com a CIA, a orquestrarem a captura e assassinato do primeiro-ministro congolês.

O documentário revela em detalhe como esse plano foi levado a cabo, através das palavras dos responsáveis directos pela sua captura e morte como Louis Marlière (coronel dos serviços secretos belgas) ou Larry Devlin (CIA). O filme, contém também, relatos escalofriantes sobre a própria execução de Lumumba que pode ser considerada como um crime contra a humanidade. - Sinopse: Plutocracia.com

Saiba mais:
-> Patrice Lumumba e a luta contra o imperialismo em África
-> Congo 1960: CIA ajuda Mobutu a subir ao poder


Concorda? Discorda? Comente e partilhe as suas ideias
Regras da Comunidade

Lista de documentários

Início