Agente Laranja


O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Ambos os constituintes do Agente Laranja tiveram uso na agricultura, principalmente o 2,4-D vendido até hoje em produtos como o Tordon. Por questões de negligência e pressa para utilização, durante a Guerra do Vietnã, foi produzido com inadequada purificação, apresentando teores elevados de um subproduto cancerígeno da síntese do 2,4,5-T: a dioxina tetraclorodibenzodioxina.

No período de 1961 a 1971, as tropas americanas aspergiram 80 milhões de litros de herbicidas, que continham 400 quilogramas de dioxina sobre o território vietnamita, de acordo com estatísticas oficiais.

Esses desfolhantes destruiram o habitat natural, deixaram 4,8 milhões de pessoas expostas ao agente laranja e provocaram enfermidades irreversíveis, sobretudo malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas em crianças, mulheres e homens do país. Wikipedia

O herbicida foi fabricado, diretamente para o Departamento de Defesa dos EUA, pela Monsanto e pela Dow Chemical. Hoje, no site da Monsanto podemos ler que “apesar de não ter sido estabelecida uma relação causal entre o agente laranja e doenças crónicas em humanos...Esquerda.net



Foto:Philip Jones Griffiths / Fetos deformados vítimas do agente laranja do Hospital Tu Du no Vietname.

Veja aqui as vítimas esquecidas do agente laranja (fotos)


Vídeos

Vietnã ainda sofre com químico jogado por EUA há 40 anos
Quase 40 anos depois de seu fim, a Guerra do Vietnã continua fazendo vítimas. Muitas crianças nascem no país com malformação congênita, resultado da contaminação que o país sofreu por agente laranja. A substância química foi jogada por Forças Americanas no solo para destruir plantações agrícolas e desfolhar florestas usadas como esconderijo pelos inimigos, mas acabou causando danos e contaminação que duram até hoje.

Os efeitos do agente laranja na Guerra do Vietname
Vídeo original de Opera Mundi sobre as consequência do efeitos do Agente Laranja na população local


Hoa Binh Peace Village - A Hoa Binh Peace Village é parte do hospital de Ho Chi Minh (Vietname). Desde a sua fundação em 1990, albergou cerca de 400 crianças onde a maior parte destas, sofrem dos efeitos do agente laranja. Actualmente alberga cerca de 60 crianças entre os 0 aos 15 anos.
http://msavlc.org/hoa-binh-peace-village-vietnam/

Museu dos Vestígios de Guerra do Vietname - Museu situado na rua Vo Van Tan em Ho Chi Minh, no Vietname que tem como objectivo mostrar ao mundo o resultado da ocupação estadunidense no país.
http://warremnantsmuseum.com/


Artigos

Agente Laranja: o legado fatídico dos EUA no Vietnã - 30/4/2015
O codinome "Operação Ranch Hand" (ajudante de fazendeiro) soa bastante inócuo. Mas nada poderia estar mais longe da verdade: sob essa capa, de 1961 a 1971 foram despejados cerca de 80 milhões de litros de herbicidas e desfolhantes sobre o Vietnã do Sul.Visando destruir as safras do inimigo e dizimar as selvas em que se escondiam os vietcongues e o Exército do Vietnã do Norte, cerca de 16% do território do país foi bombardeado com toxinas.

Monsanto: Do agente laranja ao agente laranja - 23/3/2014
A Monsanto desenvolveu variedades OGM de algodão e soja resistentes ao herbicida dicamba (igualmente utilizado na guerra do Vietname, semelhante ao 2,4-D) aguardando apenas a aprovação do USDA. Com o cultivo destas variedades geneticamente modificadas regressa a utilização de um dos químicos do infame agente laranja. É um regresso às origens.

Monsanto e Dow Chemicals são condenadas por agente laranja no Vietnã - 12/7/2013
A justiça sul-coreana deu razão nesta sexta-feira a 39 ex-combatentes que afirmaram ter ficado doentes devido ao agente laranja, um químico utilizado pelos americanos na guerra do Vietnã, e ordenou que as multinacionais Monsanto e Dow Chemicals os indenizem. O Tribunal ordenou que a Monsanto e a Dow Chemicals, produtoras do agente laranja, indenizem os demandantes com um total de 466 milhões de wons (315 mil euros), somas que certamente não receberão nunca.

Uso do Agente Laranja no Vietnã foi crime contra a humanidade - 23/8/2011
Representantes de entidades de 24 países estiveram reunidos entre 7 e 10 de agosto durante a 2ª Conferência Internacional das Vítimas do Agente Laranja, em Hanoi, capital vietnamita. Ao final, uma carta compromisso foi assinada por todos presentes, onde ficou definida a criação de uma campanha internacional para pedir assinaturas para condenação do governo estadunidense pelo uso indiscriminado de um herbicida altamente tóxico: o Agente Laranja.

Agente Laranja: Herança maltida dos EUA no Vietnã faz terceira geração de vítimas - 5/8/2011
Movimentos e associações vietnamitas cobram dos Estados Unidos uma reparação e uma indenização pelos danos da guerra. A Casa Branca, no entanto, nega a responsabilidade no caso e atribui os malefícios aos fabricantes do produto. Em 2004, as associações de vítimas do Vietnã e dos Estados Unidos entraram com um processo na Justiça Federal de Nova York contra 36 empresas que forneceram o desfolhante. A petição foi negada, em primeira instância, pelo juiz Jack Weinstein.

Quem faz as guerras químicas - 1/1/2006
No momento em que os EUA usam fósforo branco e urânio empobrecido contra o Iraque, vale observar as seqüelas do agente laranja provoca no Vietnã, vinte anos após pulverizado. Muitas famílias têm pelo menos um membro deficiente, adulto ou criança, a quem precisam oferecer cuidados médicos e cirúrgicos, reeducação adequada, próteses, cadeira de rodas, etc.


www.plutocracia.com
e-mail: info@plutocracia.com

Bookmark and Share