página actualizada a 16 de Janeiro, 2017

Plutocracia.com

O Government Communications Headquarters (GCHQ) é um serviço de inteligência britânico encarregado da segurança e da espionagem e contraespionagem nas comunicações, atividades tecnicamente conhecidas como SIGINT (Inteligência de sinais). O órgão também é responsável pela garantia de informação ao Governo Britânico e às Forças Armadas daquele país. Está sediado em Cheltenham. Ele faz parte do grupo de cinco Estados chamados de "Os Cinco Olhos", a saber: Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.

GCHQ Site
https://www.gchq.gov.uk/

Agência de Segurança Nacional (em inglês: National Security Agency - NSA) é a agência de segurança dos Estados Unidos, criada em 4 de novembro de 1952 com funções relacionadas a Inteligência de sinais (SIGINT), incluindo interceptação e criptoanálise. Também é um dos órgãos estadunidense dedicados a proteger as comunicações americanas. A NSA é parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A NSA durante algum tempo após sua criação era tão secreta que o governo americano negava sua existência. Por isso, recebeu alguns "apelidos": No Such Agency (algo como não há tal agência), Never Say Anything (nunca diga nada, ou nunca diga alguma coisa) ou em português "Ninguém Sabe dessa Agência".

NSA.gov
https://www.nsa.gov/


Vídeos

Cidadão Quatro - Citizenfour
Citizenfour (2014) é um documentário dirigido por Laura Poitras descrevendo e documentando o escândalo de espionagem pela NSA e como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público. O filme teve sua estréia norte-americana em 10 de outubro de 2014 no Festival de Cinema de Nova York e sua estréia na Inglaterra (Reino Unido) em 17 de outubro de 2014. O filme foi produzido por Laura Poitras e Steven Soderbergh.

Milênio Especial - Entrevista com Edward Snowden
Em entrevista exclusiva à Sônia Bridi, o ex-agente da NSA conta por que resolveu revelar o esquema de espionagem, fala sobre o asilo na Rússia, o governo Barack Obama e a vontade de vir para o Brasil.

O Fim da Privacidade (Reportagem)
Reportagem holandesa sobre os sistemas de vigilância existentes nos dias de hoje e como são usadas para expiar o cidadão comum.

Parem de nos espionar!
Pequeno documentário sobre as ações de espionagem da NSA no âmbito doméstico.

Edward Snowden - Entrevista The Guardian -
Entrevista feita pelo Jornal The Guardian, para mais informações visite o link da entrevista: https://www.theguardian.com/world/video/2014/jul/17/edward-snowden-video-interview


Artigos & Notícias

Yahoo e a espionagem dos EUA - 6/10/2016
A agência de notícias britânica Reuters publicou nesta quarta-feira (5) uma denúncia gravíssima, que comprova mais uma vez a postura agressiva do governo dos EUA. Na era da internet, os falcões imperialistas estão hiperativos na espionagem, desrespeitando a privacidade individual e a soberania das nações. Não dá para ter qualquer ilusão sobre a segurança com as novas tecnologias da informação. Segundo a reportagem, “o Yahoo criou secretamente um software personalizado para pesquisar todos os e-mails recebidos por usuários de seus serviços. O programa buscava informações específicas requeridas por autoridades de inteligência dos Estados Unidos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto”.

Pokemon, o jogo que traz espiões para dentro de casa - 18/7/2016
A propósito: ao instalar o jogo você concorda com os termos do mesmo. E não é coisa pouca. A Niantic adverte-o oficialmente: "Nós cooperamos com agências do governo e companhias privadas. Podemos revelar qualquer informação a seu respeito ou dos seus filhos...". Mas quem é que lê isso?

A Google e o Facebook espiam mais do que a Agência de Segurança Nacional - 13/7/2016
O fundador da Wikileaks, Julian Assange, assegurou hoje que o novo modelo de negócio é o "capitalismo da vigilância" e que a Google e o Facebook recebem mais informação do que a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana.

WikiLeaks revela espionagem dos EUA a Netanyahu, Berlusconi e Ban Ki-moon - 23/2/2016
No seu portal na Internet, a organização fundada por Julian Assange revelou que a NSA realizou escutas secretas num encontro entre Ban Ki-moon e a chanceler alemã, Angela Merkel, que já se sabia que tinha sido seguida pelos serviços de inteligência dos EUA noutras ocasiões. A WikiLeaks também informou que uma conversa entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi alvo de espionagem norte-americana, tal como sucedeu com um encontro entre altos responsáveis de comércio da União Europeia e do Japão, e uma reunião privada entre Berlusconi, Merkel e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.

“Os novos Estados de vigilância” - 7/10/2015
Durante muito tempo, a ideia de um mundo sob “vigilância total” foi vista como um delírio utópico ou paranoico, fruto da imaginação mais ou menos alucinada dos que sonham com teorias da conspiração. Contudo, é preciso reconhecer a evidência: vivemos, aqui e agora, à mercê de um império da vigilância. Cada vez são mais os que nos observam, nos espionam, nos vigiam, nos controlam, fazem arquivos sobre nós sem que saibamos. A cada dia, novas tecnologias são refinadas, procurando facilitar o acompanhamento de todos os nossos passos. Empresas comerciais e agências publicitárias registam as nossas vidas. Com o pretexto de lutar contra o terrorismo, ou contra outras pragas (pornografia infantil, lavagem de dinheiro, narcotráfico), os governos – incluindo os mais democráticos – transformam-se no Grande Irmão, e já não hesitam diante da possibilidade de infringir as suas próprias leis quando o objetivo é espiar melhor os seus próprios cidadãos. Em segredo, os novos Estados orwellianos querem estabelecer enormes arquivos sobre os nossos contatos e dados pessoais, guardados em diferentes suportes eletrónicos.

Nos EUA até candeeiros de rua espiam o povo - 7/6/2015
Os novos candeeiros de rua instalados nas cidades americanas não servem só para iluminar: também permitem que o Departamento de Segurança Interna emita mensagens urgentes e efectue vigilância vídeo – além de gravar conversações das pessoas.

A ferramenta de espionagem da NSA - 29/1/2015
Especialistas revelam que o programa Regin é uma ferramenta de espionagem da NSA. O software malicioso, a serviço dos 'Cinco Olhos', foi descoberto em mais de duas dúzias de sites em 14 países, incluindo a Rússia, a Índia, a Alemanha e o Brasil. O provedor de telecomunicações belga Belgacom, de acordo com dados fornecidos por Snowden, foi atacado para permitir a espionagem em telefones móveis na Europa.

NSA: Além da espionagem - 20/1/2015
No centro da estratégia da NSA se encontra o objetivo de controlar as redes de informação em escala mundial, incluindo o fornecimento de serviços públicos, como água e energia elétrica, aeroportos, transações financeiras etc. “Os serviços secretos já não se ocupam somente da espionagem. Documentos de Edward Snowden mostram que desejam dominar a Internet e se preparam para uma guerra digital”.

Documentos secretos revelam o 'Google' da NSA - 28/8/2014
Documentos ligados ao vazamento de Edward Snowden do ano passado, mostram que a NSA compartilhou e continua a compartilhar mais de 850 bilhões de registros de e-mails, chamadas de celular, localizações, chats de internet, e outros dados enviados e recebidos por pessoas do mundo todo, tudo isso utilizando uma ferramenta de pesquisa chamada ICREACH, criada especificamente para a empresa e que funciona aos moldes do Google.

Documentos mostram como a NSA grampeia o planeta - 21/06/2014
Novo relatório feito pelo The Intercept e um jornal dinamarquês associado revela que a Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês), além de seu conhecido programa de espionagem das nações do Five Eyes, também possui acordos de vigilância extensos e desconhecidos com outras nações, o que permite um acesso sem precedentes ao sistema de comunicação global e à informação privada de cidadãos do mundo todo que o utilizam. Baseado em documentos fornecidos por Edward Snowden, o relatório detalha um programa chamado RAMPART-A, que usa “pontos de congestionamento” localizados pelo mundo e permite que a agência “intercepte o conteúdo de chamadas telefônicas, faxes, e-mails, chats de internet, dados de redes privadas, e chamadas de softwares como o Skype".

NSA, GCHQ mapeiam “alinhamento político” de usuários de celulares - 29/1/2014
Nova informação tornada pública por Edward Snowden revela que os governos dos Estados Unidos e Reino Unido estão capturando dados de aplicativos (apps) celulares para acumular dossiês sobre os “alinhamentos políticos” de milhões de usuários de smartphones em todo o mundo. De acordo com um documento interno da GCHQ (Government Communications Headquarters) – Reino Unido - de 2012, a Agência de Segurança Nacional (NSA) e GCHQ estão acumulando e armazenando centenas de milhões de “cookies” de usuários — os rastros digitais deixados em um celular ou computador cada vez que um usuário visita um site — a fim de acumular informações pessoais detalhadas sobre as vidas privadas dos usuários.

NSA: Cinco mil milhões de telefonemas espiados diariamente - 5/12/2013
A Agência de Segurança Nacional (NSA) reúne diariamente dados de cinco mil milhões de chamadas de telemóvel de todo o mundo, segundo novos documentos secretos e entrevistas com responsáveis dos serviços secretos norte-americanos.

Veja como a NSA acede ao seu Gmail - 8/11/2013
Segundo os documentos de Snowden, existem dois programas principais para recolher informação da Internet: PRISM e MUSCULAR. Apesar de os objetivos de ambos programas serem similares, o funcionamento de ambos é muito diferente. De modo que comecemos pelo princípio.

Espionagem americana intercetou 125 mil milhões de chamadas num mês - 28/10/2013
A Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana continua sob fogo cerrado dos principais governos europeus. Depois de Alemanha e França terem exigido explicações, esta segunda-feira foram publicadas notícias que dão conta dos serviços secretos americanos terem intercetado milhões de comunicações em Espanha e Itália.

NSA entrega indiscriminadamente 'segredos' a Israel - 11/9/2013
A secreta norte-americana partilha com Israel, habitualmente e de forma indiscriminada, dados que recolhe na Internet e nas comunicações telefónicas, segundo documentos revelados por Edward Snowden.

Centro de ciber-espionagem do Reino Unido é maior que o dos EUA - 28/7/2013
O Government Communications HeadQuarter é o quartel general de espionagem na rede do Reino Unido, o “Grande Irmão” inglês. Considerado mais intrometido até que o centro de dados de Utah, da NSA americana. Nenhum só bit se move na rede sem que esse monstro o classifique, o agrupe e cuspa o resultado. Um grande templo à repressão.


Home